20 julho 2019 | 09h05
  366
Compartilhar      
Projeto ‘Educação no Campo’ alia conhecimento escolar e realidade vivida em Charrua
Ação é desenvolvida na Escola Oswaldo Cruz de Linha Perondi

Ampliar o conhecimento sobre a realidade vivida, fortalecendo e incentivando a permanência dos jovens no campo e promovendo espaços de interação entre a teoria e a prática, a partir de diálogos com a comunidade e entidades ligadas ao meio rural, são os objetos do projeto “Educação no Campo”.

A ação é desenvolvida pelos alunos das turmas do 4º ao 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, da Linha Perondi, em Charrua, e possui orientação da equipe diretiva, professores e funcionários. O projeto iniciou em maio deste ano e é desenvolvido durante as aulas.

Conforme os idealizadores, o projeto é efetivado em virtude da instituição de ensino abrigar alunos de comunidades do interior e da Reserva Indígena do Ligeiro, e estes, possuírem famílias que desenvolvem atividades ligadas ao campo. Desta forma, promover ações baseadas na realidade vivida, instiga os jovens a serem comprometidos e terem maior empenho.

Com a temática “Experiências e possibilidades de significar vivências no campo a partir da escola”, a iniciativa conta com diferentes etapas, que aliam a teoria das disciplinas, com o desenvolvimento de atividades práticas, em diferentes situações, que envolvem experiências próprias dos espaços rurais.

Entrevistas com os familiares e membros das comunidades vizinhas da escola e da Reserva Indígena e pesquisas em livros e internet sobre uso do solo, adubação, formas de plantio, tendo destaque para alimentos que podem ser produzidos na horta da escola, já foram algumas das atividades realizadas.

Agora, o projeto está trabalhando com a reorganização da horta escolar, revitalização das margens do rio que delimita a área da instituição e elaboração de pesquisas sobre possibilidades de embelezamento do pátio e arredores da escola.

Fonte: Prefeitura de Charrua

Mais lidas
Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
50.427.476 de acessos desde 2009