Comer chocolate dá espinha?
SAÚDE
637

Comer chocolate dá espinha?

20/04/2019 17:16
Compartilhar
        


Na Páscoa, fica difícil resistir a um chocolate. O alimento, porém, é cercado de mitos e verdades.

"Não vai comer muito chocolate que dá espinha". Já ouviu alguém dizer isso? Falam tanto que já se tornou uma verdade no inconsciente coletivo.

Mas não é tão simples assim. A semente do cacau é rica em substâncias antioxidantes, que auxiliam no combate à formação de radicais livres.

No entanto, aqueles chocolates com alto índice glicêmico podem provocar a piora da acne. Ou seja, os tipos que contêm muito açúcar em sua composição provavelmente aumentam o número e até a gravidade das lesões. Os amargos, portanto, são a melhor opção.

Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, a dermatologista Clarissa Prati, vice-presidente da seccional gaúcha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, respondeu algumas perguntas sobre a relação entre o consumo de chocolate e a saúde da nossa pele. Confira:

O chocolate é vilão para a saúde da pele?

Está longe de ser um vilão, mas as evidências apontam para uma certa influência inflamatória do chocolate em pacientes com doenças de pele como a acne e a rosácea.

Qual a quantidade ideal de chocolate para se comer em um dia?

Com relação à saúde da pele, não existe um limite estabelecido. No entanto, sugere-se bom senso na ingestão de todos os alimentos que são ricos em açúcar, como é o caso do chocolate.

A pele pode ser beneficiada pelo chocolate através de máscaras hidratantes?

Há produtos derivados do cacau benéficos para a hidratação, mas o chocolate in natura não deve ser utilizado como tratamento direto da pele. Inclusive, há a possibilidade de aumento da oleosidade e ainda reações irritativas.

Chocolate provoca acne?

Se a pessoa observar piora de sua pele com a ingestão de chocolate ou outros alimentos, deverá reduzir o consumo ou ainda intensificar o tratamento nos momentos em que ingerir mais.

Aliás, qual é a causa da acne?

A acne é uma doença multifatorial, influenciada por aspectos genéticos e hormonais. Há aumento da produção de gordura na pele, proliferação de bactérias específicas, formação de comedões (cravos) e inflamação. Cada vez mais se entende a acne como uma alteração inflamatória da pele desde o seu início e, portanto, necessita de tratamento mesmo em suas fases mais precoces, o que pode evitar o desenvolvimento de cicatrizes.

Além da moderação e de escolher o chocolate certo, que outros cuidados a gente pode ter com a pele para minimizar o surgimento de acne?

Limpeza adequada, sem induzir ressecamento, hidratação na medida certa e o uso de medicações quando necessário são as medidas mais indicadas, evitando o uso indiscriminado de produtos com antibiótico e secativos.

A alimentação influencia na saúde da pele?

Não se pode negar que uma dieta rica em nutrientes corretos melhora a qualidade da pele. Cada vez mais estudos apontam para a influência da dieta na saúde da pele em geral. Em algumas doenças específicas, determinados nutrientes podem desencadear crises de piora. Contudo, este é assunto que deve ser avaliado caso a caso.

Os principais tipos de chocolates e suas composições:

Chocolate branco: contém leite, açúcar e manteiga de cacau, mas não leva a massa de cacau, portanto tem muito mais açúcar e gordura em sua composição e não acrescenta nenhum benefício à saúde.

Chocolate amargo: contém massa de cacau que varia de 50% a 100%, manteiga de cacau e açúcar. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos.

Chocolate ao leite: contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, mas suas proporções são diferentes – leva menos massa de cacau, mais manteiga e açúcar. Ele ainda leva leite em pó para chegar à cor marrom clara, textura cremosa e sabor adocicado, além de maior concentração de açúcar e gordura, responsáveis pela cremosidade. Como tem menos massa de cacau, é pobre em nutrientes e fitoquímicos, logo não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.

Fonte:

ZH




Notícias Relacionadas