Ibiaçá celebra tradicional Missa de Lava-pés
RELIGIÃO
599

Ibiaçá celebra tradicional Missa de Lava-pés

Celebração marca o início do Tríduo Pascal

18/04/2019 22:07
Compartilhar
        


A tradicional missa de lava-pés, celebrada pelos católicos sempre na quinta-feira que antecede a páscoa, marca o início do período conhecido como Tríduo Pascal. Em Ibiaçá, o gesto de lavar os pés dos discípulos foi representado durante a celebração, realizada nesta quinta-feira (18), no Santuário.

Diferente de anos anteriores, neste ano o presidente da celebração, Pe Ilírio Guadagnin, escolheu 12 pessoas entre os fiéis presentes para realizar o gesto. “Escolhemos fazer desta forma para mostrar que todos são convidados e desafiados a viver na comunhão e na fraternidade. Todos nós somos acolhidos no amor de Jesus. Esse gesto de amar-nos até o fim é representado no serviço de lavar os pés”, destacou o celebrante durante a homilia.

A Quinta-feira Santa é conhecida pelos cristãos como o dia em que Jesus lavou os pés dos discípulos e, na última ceia, instituiu a Sagrada Eucaristia. O episódio antecede a traição de Judas e marca o início da caminhada até o calvário, morte e ressurreição.

“Os pés são membros que caminham, que nos levam a avançar, a partir em direção de algo ou de alguém. Hoje somos chamados a partir e caminhar na direção do amor, porque só o amor é capaz de dar sentido verdadeiro a nossa vida”, salientou, ainda, o sacerdote.

Após a celebração, acontece o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Belchyor Teston – Correspondente em Ibiaçá




Notícias Relacionadas