Em menos de 60 dias, dois escorpiões foram encontrados no mesmo local, em Ibiaçá
SAÚDE
2.0K

Em menos de 60 dias, dois escorpiões foram encontrados no mesmo local, em Ibiaçá

Em dois meses foram quatro animais encontrados no município

18/01/2019 06:13
Compartilhar
        


Em menos de 60 dias, dois escorpiões foram encontrados no mesmo local, em Ibiaçá. Os aracnídeos foram avistados, e mortos em seguida, nos meses de novembro de 2018 e janeiro deste ano, em um estabelecimento empresarial da cidade.

Os animais encontrados foram identificados como sendo da espécie Tytius Costatus, popularmente denominados de Escorpião Manchado - a única espécie vista até então no município. Apesar de ser considerada de baixa toxidade, a picada do animal pode provocar lesões com ardência, dor e edemas.

De acordo com as orientações do setor de vigilância ambiental do município, repassadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em casos de acidentes com o animal, deve-se aplicar compressa de água morna no local da picada e procurar atendimento médico. Caso seja possível capturá-lo, a orientação é entregar na Unidade Básica de Saúde, estando o animal vivo ou morto, para que seja encaminhado para análise.

Outros dois animais da mesma espécie foram encontrados, nos primeiros dias desse ano, em residências localizadas nas áreas urbana e rural do município. Não foram registrados acidentes em nenhum dos casos.

O escorpião é oriundo principalmente da mata nativa e se abriga em locais úmidos e escuros. Para evitar o contato com o animal, a vigilância traz uma série de recomendações, que incluem cuidados com o acúmulo de lixo e vegetação no entorno da residência.

Belchyor Teston - Correspondente em Ibiaçá




Notícias Relacionadas