10 outubro 2018 | 14h23
Atualizado em 10 outubro 2018 | 14h24
  727
Compartilhar      
Servidores de Vila Lângaro visitam o CETANP de Nova Petrópolis
Objetivo foi agregar conhecimento sobre plantas bioativas

A Secretaria de Saúde de Vila Lângaro, investindo na capacitação de seus profissionais, proporcionou recentemente, uma visita ao Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP), onde são cultivadas e processadas plantas medicinais que abastecem a farmácia de fitoterapia na atenção básica de Vila Lângaro.

Neste centro, são produzidas dez espécies de plantas medicinais (camomila, espinheira-santa, estévia, hipérico, macela, melissa, guaco, malva, maracujá (folhas) e quebra pedra), que foram escolhidas através de pesquisas realizadas com base nas necessidades e melhor aceitação da população local.

Este trabalho é realizado em conjunto com a Prefeitura, Emater e entidades privadas do município. Conforme relato dos funcionários, essa prática teve boa aceitação pela população, reduzindo o uso de medicamentos alopáticos, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. As plantas medicinais e são entregues na atenção básica através de receitas fornecidas por enfermeiros, médicos, farmacêuticos e Cirurgião dentistas.

A visita buscou conhecimentos in loco para futuros projetos em Vila Lângaro, bem como, agregar ao curso de plantas bioativas que vem sendo realizada em conjunto com as prefeituras de Água Santa, Santa Cecília do Sul, Tapejara e Ibiaçá com grande apoio e suporte técnico da Emater e participação das agentes voluntárias de saúde.

Para as servidoras da Secretaria de Saúde o aprendizado se encaixa nas práticas integrativas e complementares do SUS (PICS), que visa resgatar a cultura e o saber popular dos munícipes vila-langarenses.

Redação: Jornalismo Rádio Tapejara

Fonte: Prefeitura de Vila Lângaro

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
47.102.246 de acessos desde 2009