TSE mantém horário de votação considerando fuso local
ELEIÇÕES
127

TSE mantém horário de votação considerando fuso local

10/08/2018 09:20
Compartilhar
        


Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (9) manter os horários de votação na próxima eleição considerando o fuso horário de cada região. Dessa forma, está mantida a previsão do calendário eleitoral de iniciar a votação às 8h e encerrá-la às 17h, de acordo com o horário local.

O primeiro turno das eleições será dia 7 de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro.

Dessa forma, pesquisas de intenção de voto para o cargo de presidente da República realizadas no dia da eleição só deverão ser divulgadas depois do encerramento do pleito em todo o território nacional, ou seja, com o fechamento das urnas no Acre, previsto para ocorrer duas horas depois do encerramento da votação em Brasília.

— A manutenção das normas anteriores se revela mais adequada, ou com menos dificuldades, menos eventuais prejuízos — disse a ministra Rosa Weber, que assume a presidência do TSE no dia 14 de agosto.

Uma das preocupações de integrantes do tribunal era com a possibilidade de a votação no Acre começar às 6h, caso o horário de Brasília tivesse de ser cumprido nacionalmente.

— É um problema seriíssimo devido ao fato de o Brasil ser um país continental. Evidentemente não podemos alterar o problema do fuso horário — concordou o ministro Marco Aurélio Mello.

O único voto vencido foi o do ex-ministro Gilmar Mendes, que antes de deixar a Corte Eleitoral em fevereiro deste ano havia defendido uma resolução para que os resultados das urnas chegassem no mesmo momento, no horário de Brasília.

No ano passado, a pedido de Gilmar, o presidente Michel Temer editou um decreto reduzindo a duração do horário de verão, que se iniciará neste ano em 4 de novembro, uma semana depois da realização do segundo turno das eleições.

Todas as informações sobre as Eleições 2018 aqui na Rádio Tapejara têm o oferecimento de:

- Plasbil

- Bianchini Modas

- Bianchini Empreendimentos

Fonte:

ZH




Notícias Relacionadas