A origem das festas juninas, pela visão do cristianismo
RELIGIÃO
595

A origem das festas juninas, pela visão do cristianismo

Pe. Itamar Lavarda fala sobre o dia de São João

22/06/2018 13:59
Atualizado: 22/06/2018 14:02
Compartilhar
        


Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. Tais festas, como é sabido, seguem o calendário litúrgico da Igreja Católica.

Segundo o padre Itamar Lavarda, junho é o mês que temos mais Santos Populares, sendo São Luís, São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. “Eles são populares, devido a devoção do povo. São padroeiros, modelos de vida, aonde buscam viver os valores do evangelho”, destacou o padre.

O dia de São João, que é comemorado neste domingo, 24, tem uma ligação muito forte entre João Batista, e logo em seguida, Jesus Cristo, sendo quem antecedeu e preparou a chegada de Jesus e quem tem a missão de chamar todos para seguir os ensinamentos de Cristo. “As festas juninas têm a finalidade, anunciar a esperança de um povo que quer festejar, se alegrar, e bem dizer a Deus, porque, por meio do anúncio de João é que vem Jesus”, ressaltou Pe. Itamar.

A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. Ainda conforme Pe. Itamar, a fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus. Naquela época, Maria precisou ir para casa antes de João nascer.

“Então, combinou com Isabel e Zacarias, que quando João Batista nascesse, eles ascenderiam uma fogueira no alto da montanha. Isso já era um sinal de luz. Por isso, que a fogueira de São João, nos alegra, diante da presença daquele que anuncia a chegada do Salvador”, explicou.

No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.

Homenagens

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde anunciou durante o mês de junho, que neste final de semana, dias 23 e 24, está convidando as pessoas que possuem o seu nome ligado aos Santos Populares, para que participem das missas no sábado, às 18 horas, e no domingo, às 09 horas, na Igreja Matriz.

De acordo com o Pe. Itamar Lavarda, as pessoas receberão uma bênção invocando a esses santos, como padroeiros e intercessores de todas as pessoas, para que possam viver a alegria da graça da bênção de Deus. “Então, deixamos o convite, para que venham todos que tenham nome ligado aos Santos, e participem de nossas celebrações”, finalizou o padre Itamar Lavarda.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas