Menino de Água Santa contraiu o vírus da Gripe H3N2
SAÚDE
8.9K

Menino de Água Santa contraiu o vírus da Gripe H3N2

Depois de fazer tratamento no HSA, a criança ficou curada

23/05/2018 14:59
Atualizado: 23/05/2018 16:37
Compartilhar
        


Com a chegada dos dias mais frios, é esperado que o vírus influenza, causador da gripe, comece a circular com mais intensidade. Além do tipo H1N1, também chamado de gripe suína, alguns estados já registraram os primeiros episódios de infecção pelo H3N2, uma versão que, só nos Estados Unidos, infectou mais de 47 mil pessoas no último surto e provocou diversas mortes, principalmente de crianças e idosos.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a doença já foi registrada em 14 municípios de diversas regiões, inclusive em Água Santa. Um menino de seis anos, apresentou vários sintomas, cogitando-se a suspeita de que a criança estava com leptospirose.

Após realizar uma consulta, o menino acabou internando no Hospital Santo Antônio no dia 29 de abril, para tratar um suposto vírus da Gripe H1N1. Após três dias foi iniciado o tratamento com Tamiflu, inclusive utilizando respirador artificial. Depois de alguns dias, a criança recebeu alta, e segue com o tratamento em casa.

Nesta terça-feira, 22, o pediatra que atendeu o menino, avaliou os novos exames sendo confirmado o diagnóstico de H3N2. Agora, a criança está 100% curada e liberada para frequentar a creche.

Importância da vacinação

Diante desse surto da doença no Estado, a população deve ficar atenta e rapidamente buscar à prevenção, principalmente com a vacinação e uso frequente do álcool gel.

A vacina contempla esse vírus, sendo distribuída gratuitamente para idosos acima de 60 anos, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas (como as cardiovasculares) e professores.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas