Pediatra esclarece cuidados que os pais devem ter com os alimentos tradicionais de Páscoa
SAÚDE
419

Pediatra esclarece cuidados que os pais devem ter com os alimentos tradicionais de Páscoa

Peixe e chocolate são muito ingeridos nesta época do ano

29/03/2018 08:37
Compartilhar
        


A Páscoa se aproxima e os pais já começam a pensar em como será a alimentação dos filhos com os produtos mais consumidos neste período: peixes e chocolates. Para tirar as dúvidas, o gastroenterologista da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), José Vicente Noronha Spolidoro esclarece quais são os principais cuidados para evitar intoxicações alimentares.

Segundo o médico, não existem perigos para que os pequenos consumam peixes. Ao contrário, é recomendado que eles comam peixe uma ou duas vezes na semana.

- Muitos pais ficam receosos em oferecer peixe para os filhos. Entretanto, não existe nenhuma contraindicação. É um alimento saudável e deve ser ingerido pelas crianças uma ou duas vezes por semana. Inclusive, os pais precisam incluir os peixes de carne branca durante a introdução alimentar, aos seis meses de idade – explica.

O pediatra alerta que deve ser retirada a espinha dos peixes no momento do preparo, para evitar acidentes e engasgos nas crianças. Além disso, oferecer o alimento desfiado. Outra dúvida nos dias que antecedem a Páscoa é sobre os chocolates. Spolidoro ressalta que não é um alimento saudável, mas que não há um grande problema em oferecer para os pequenos, desde que exista bom senso nas quantidades.

- O chocolate não é um produto muito alergênico e não está associado com alergias importantes. O grande problema é que o cacau é misturado com muito açúcar. Os pais devem controlar as quantidades consumidas pelas crianças, pois pode causar intoxicação alimentar em excesso. Uma das dicas é oferecer aqueles produtos que contenham mais cacau que açúcar – avalia.

Para as crianças menores de um ano, o gastroenterologista alerta que não deve ser oferecido chocolate.

Fonte:

Playpress




Notícias Relacionadas