13 março 2018 | 16h54
  1.7K
Compartilhar      
Começa a colheita da soja em Tapejara
Abertura foi realizada na comunidade de Linha Grizon

Com uma projeção de 17,12 milhões de toneladas de grãos foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, a abertura oficial da colheita da soja safra 2017/18 em Tapejara. O evento aconteceu na propriedade de Sonia Marcon Della Vechia e Edilson Della Vechia, na comunidade de Linha Grizon.

Na abertura, foi apresentado um breve histórico da família Della Vechia e as principais atividades desenvolvidas na propriedade. Após, o engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo, Cláudio Doro, palestrou sobre o atual momento do mercado da soja.

Segundo Doro, as atenções saem de dentro da porteira focando na comercialização dos grãos, uma das etapas mais importantes do ciclo. “Para saber vender bem, temos que estar por dentro do mercado e ultimamente o fato novo que surgiu foi a estiagem provocada nas zonas produtivas da Argentina, que elevaram o preço da soja”, informou.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, os agricultores devem aproveitar a oportunidade de fazer um bom negócio.

Produtividade

Mesmo com a abertura oficial, algumas lavouras do município (cerca de 5%) já iniciaram a colheita da oleaginosa e conforme o chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Tapejara, Jair Batista do Amaral, a produção já supera as expectativas. “A projeção é que essa safra seja igual ou superior à registrada no ano passado”, afirmou Amaral.

Para a cultura foram reservados cerca de 15.200 hectares em Tapejara.

Jornalismo Rádio Tapejara

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
47.616.772 de acessos desde 2009