08 janeiro 2018 | 07h00
  1.0K
Compartilhar      
MUX ENERGIA é destaque do Espaço do Empreendedor
Programa foi ao ar no sábado, dia 06.

Neste ano, a Mux Energia completou 73 anos gerando desenvolvimento em Tapejara e região. Confira a história da empresa:

Na época da implantação da empresa, no ano de 1944, Tapejara, então distrito de Passo Fundo, era uma pequena vila, isolada do sistema energético do Estado. A construção da usina Avante significou um marco histórico no desenvolvimento da região.

A visão e a coragem de três tapejarenses se juntaram para montar uma empresa com um ramo de negócio que a iniciativa particular, por ser quase uma exclusividade do Estado, praticamente desconhecia, a geração e distribuição de energia elétrica.

Affonso Muxfeldt, Giácomo Marin e João Manoel Bernardes, se embrenharam no mato, às margens do Rio Ligeiro, à procura de um local para a construção de uma usina hidroelétrica. Encontrado o local adequado, resolveram formalizar a sociedade e dar início imediatamente à construção de uma usina com capacidade de geração de energia de 80 KVA.

Vencidas as resistências daqueles que acreditavam ser a energia elétrica um bem supérfluo e passados os efeitos da Segunda Guerra Mundial, a pequena Vila Teixeira começou a crescer de tal forma que a energia elétrica gerada pela usina já não atendia à demanda. Isso levou, os sócios da Muxfeldt, Marin & Cia a decidirem, no final do ano de 1947, pela ampliação da capacidade geradora, construindo outra usina quinhentos metros abaixo da primeira e aproveitando parte da estrutura dela, com um gerador de 312 KVA, que entrou em funcionamento no início do ano de 1950.

Com a emancipação em 1955, o ritmo de crescimento de Tapejara aumentou consideravelmente, e alguns anos depois, a nova usina já não produzia o suficiente para atender a demanda de Tapejara e Ibiaçá.

Em 1965 a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul – CEEE - construiu uma linha de transmissão de Desvio Englert – Sertão - à Tapejara, aportando o suprimento necessário à Muxfeldt, Marin & Cia e, em seguida, dando também atendimento a Água Santa e Charrua.

A usina foi desativada em 1992 por ter sido destruída por uma grande enchente no Rio Ligeiro, passando a empresa a ser apenas distribuidora de energia elétrica.

Em 2001 entrou novamente em funcionamento a usina hidroelétrica AVANTE que foi totalmente reconstruída, automatizada e equipada com uma turbina com potência de 1.000 Kw e um gerador com potência de 1.250 KWA e tensão de 380 V. Está localizada às margens do Rio Ligeiro, no município de Ibiaçá – RS.

A geração própria corresponde atualmente a aproximadamente 10% do total da energia consumida na sua área de concessão.

Perfil

A Empresa Muxfeldt, Marin e Cia Ltda, é uma distribuidora de Energia, que atua e fornece energia elétrica nas cidades de Tapejara e Ibiaçá, com área de concessão de 17,26 km² e válida até 2045 por despacho datado em novembro de 2015. É uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada, e tem por objetivo pesquisar, planejar a geração e distribuição de energia em qualquer de suas formas, principalmente a elétrica, sendo tais atividades regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. É composta atualmente por 63 quotistas, na sua maioria, descendentes e herdeiros ou sucessores dos primeiros sócios.

A MUX Energia possui certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme os requisitos da ISO 9001-2015 que somente é conferida para empresas que mantém um sistema de garantia da qualidade.

Missão

Atuar no mercado de distribuição de Energia Elétrica com qualidade, segurança, rentabilidade, responsabilidade social e ambiental, satisfazendo as necessidades dos clientes, sócios, colaboradores e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Visão

Alcançar a médio prazo um nível de crescimento da qualidade, sendo uma empresa com os melhores indicadores de qualidade do setor elétrico brasileiro, utilizando recursos humanos e tecnológicos de última geração e processos operacionais adequados.

Princípios e valores

- Espírito inovador e empreendedor como busca permanente de crescimento

- Atuação de forma íntegra e transparente, orientando-se pela justiça, respeito e honestidade.

- Manutenção do profissionalismo ético

- Compromisso com o desenvolvimento regional

- Crescimento sustentado na satisfação dos clientes, cotistas, colaboradores e fornecedores

- Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente

- Segurança e qualidade de vida

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
47.595.928 de acessos desde 2009