12 outubro 2017 | 13h13
  402
Compartilhar      
Outubro Rosa inspira atividades em Charrua
Mini feira aconteceu no Salão Paroquial da Cidade Baixa

Com o intuito de conscientizar a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e demais doenças, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Charrua, realizou, na tarde desta quarta-feira (11), ações alusivas à campanha do “Outubro Rosa”.

Durante a tarde, no Salão Paroquial, da Cidade Baixa, ocorreu a “Mini Feira da Saúde”, com abordagem de diversos assuntos relacionados à saúde, como aferição de pressão, revisão das carteirinhas de vacinação, pesagem, teste rápido de HIV e sífilis, dentre outras atividades, desenvolvidas pela equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Charrua.

Os participantes, também, receberam informações e orientações sobre a “Utilização de temperos naturais para a promoção da saúde”, através da palestra com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Charrua, Roseli Dominga Lazzarotti Bonesso.

No final do encontro, os presentes realizaram uma grande integração com atividades físicas e coquetel de confraternização.

“Toda a programação do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” tem o objetivo de orientar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do câncer de próstata e demais doenças. Quanto antes forem diagnosticadas essas doenças, maior será a probabilidade de cura, com o menor dano possível”, explica a secretária da pasta responsável pelas atividades, Nilva Rebelatto.

A próxima atividade do “Outubro Rosa” será através de ações de integração, confraternização, palestras educativas e preventivas, atividades laborais, oficinas de lenço, recreação e música para pacientes com câncer de mama e demais participantes, no dia 25 de outubro, no Polo de Cultura – Erechim/RS.

A promoção é do Colegiado das Primeiras-damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica do Alto Uruguai (AMA) e Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho. A Prefeitura de Charrua é apoiadora da ação.

Fonte: Prefeitura de Charrua

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
44.093.354 de acessos desde 2009