16 agosto 2017 | 13h14
  2.1K
Compartilhar      
Índios bloqueiam rodovia no trevo de Água Santa
Protesto ocorre na BR-285

Desde a madrugada desta quarta-feira (16) indígenas bloqueiam a BR 285, em Campo do Meio, nas proximidades do trevo de acesso à Àgua Santa. A passagem é liberada para os veículos a cada duas horas.

Indígenas protestam contra a orientação do governo federal que determinou o cumprimento do Marco Regulatório para demarcação de terras. O Marco Regulatório, instituído pelo STF, orienta que só podem ser demarcadas terras tradicionalmente ocupadas até a promulgação da Constituição de 1988.

O protesto é gerado na região devido a, em muitas áreas, como é o caso de Gentil e Mato Castelhano, os indígenas chegaram há poucos anos, vindos de reservas da região.

Não há previsão para o final do protesto e veículos podem fazer o desvio para Gentil através da estrada de acesso a Campos dos Novelos. Ainda na terça-feira (15) outro bloqueio aconteceu na BR 386, em Iraí, onde a rodovia foi liberada no início da noite.

Nesta terça-feira a Brigada Militar de Getúlio Vargas, por volta das 10h30mim deslocou até o município de Charrua em razão de um conflito entre indígenas na reserva do Ligeiro. Em contato com autoridades daquele município, os policiais tiveram conhecimento que foram queimadas cinco casas e veículos foram danificados, todos no interior da reserva.

Fonte: Jornalismo Vang FM/A Folha Regional

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
44.442.454 de acessos desde 2009