14 abril 2017 | 06h52
Atualizado em 14 abril 2017 | 06h53
  637
Compartilhar      
Sexta-feira da Paixão
Sexta-feira Santa é um dia de rituais e penitências

Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.

A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.

De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Para os cristãos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.

É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos".

Programação Religiosa na Paróquia de Tapejara:

Na sexta-feira, 14, às 09 horas e 10h30, via sacra na Igreja Matriz, com bênção da marcela. Já às 14h, missa da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo em Vila Lângaro e Linha Salete. Em Tapejara, a programação será às 15 horas.

À noite, com início às 19h30, haverá a via sacra pelas ruas de Tapejara, com três passagens. A primeira, na Rua do Comércio saindo do Capitel Santo Antônio. A segunda, próximo a Mux Energia e a última na Praça Central. Durante as passagens, a Trupe Teatral Fora do Sério estará apresentando a Campanha da Fraternidade e a Paixão de Cristo. Em caso de chuva, o evento será na Igreja Matriz.

Seguindo com o tríduo pascal, no sábado dia 15, missa da luz e ressurreição de Jesus, com acendimento do Círio Pascal, na Igreja Matriz às 19 horas. As celebrações também ocorrem nos bairros São Cristóvão e São Paulo, às 19h30.

No domingo de páscoa, missa na Matriz e em Vila Lângaro, às 09 horas.

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
44.470.499 de acessos desde 2009