Primeiro mês de biometria em Ibiaçá fecha com pouca procura
ELEIÇÕES
945

Primeiro mês de biometria em Ibiaçá fecha com pouca procura

Cerca de 80% dos eleitores ainda não realizaram o cadastrame

06/04/2017 08:10
Atualizado: 06/04/2017 15:53
Compartilhar
        


Passados os primeiros 30 dias do início do recadastramento biométrico em Ibiaçá, somente 9% da população votante do município realizou a coleta dos dados biométricos junto ao Cartório Eleitoral. Ou seja, dos quase 4 mil eleitores ibiaçaenses ativos, apenas 350 adotaram a nova medida. Os dados são do Cartório Eleitoral da 95ª Zona Eleitoral, com sede em Sananduva, que é responsável por atender o município de Ibiaçá.

Somados aos que já possuem a biometria, por terem o documento emitido de 2013 em diante, Ibiaçá conta com apenas 20% dos eleitores aptos a votar nas eleições de 2018. De acordo com o chefe do cartório, Rodrigo Stafford Gonçalves, o processo de recadastramento biométrico é obrigatório e deve ser feito por todos os eleitores até o dia 21 de junho. Quem perder o prazo poderá ter o título cancelado e, como consequência, a suspensão do CPF, perda de vínculos bancários, impossibilidade de participar de concursos públicos e não poderá emitir passaporte. Para as pessoas acima de 70 anos, em que o voto é facultativo, a revisão biométrica também é obrigatória.

“Para a Justiça Eleitoral, a partir dos 70 anos o voto não é mais obrigatório. Mas a Receita Federal está confrontando os dados e está cancelando o CPF de quem está irregular, inclusive dos idosos. Na prática, quem tem mais de 70 anos e não fizer a revisão, terá o CPF bloqueado. E assim já bloqueia conta de banco e benefícios, como a aposentadoria. Então, a orientação, para evitar problemas, é que todos façam a revisão”. Em casos de enfermidade, o eleitor pode entrar em contato com o cartório para orientações de como proceder.

Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

Rodrigo salientou que o cartório não possui equipamento e material humano suficientes para deslocamento até Ibiaçá e o eleitor deve comparecer à sede do órgão, em Sananduva, para fazer a revisão. O Cartório Eleitoral atende de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h, na Avenida Fiorentino Bacchi, 1025. Telefone: (54) 3343-1966.

Belchyor Teston




Notícias Relacionadas