03 maro 2017 | 07h32
  2.5K
Compartilhar      
Eleitores de Ibiaçá devem fazer cadastramento biométrico a partir de segunda-feira
Devem se dirigir à 95ª Zona Eleitoral de Sananduva.

O processo de revisão do eleitorado de Ibiaçá começa na próxima segunda-feira (06), mediante coleta dos dados biométricos. A informação é do Cartório Eleitoral da 95ª Zona Eleitoral de Sananduva, responsável por atender o município de Ibiaçá.

De acordo com o chefe do Cartório, Rodrigo Stafford Gonçalves, a medida visa atualizar os dados eleitorais do município e o cadastramento biométrico garante maior segurança ao processo eleitoral, tendo em vista que, no momento do voto, a identificação do eleitor se dá através das impressões digitais. “O princípio da identificação biométrica é dar segurança ao processo eleitoral. Maior segurança, maior agilidade na identificação do eleitor no dia da eleição”.

Para realizar o recadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. A expectativa, segundo Rodrigo, é de que 90% dos eleitores que ainda não possuem a biometria registrada regularizem a situação dentro do prazo.

O processo de recadastramento biométrico é obrigatório e deve ser feito por todos os eleitores até o dia 21 de junho. Quem perder o prazo poderá ter o título cancelado e, como consequência, a suspensão do CPF, impossibilidade de participar de concursos públicos e não poderá emitir passaporte. Conforme Rodrigo, apenas os títulos emitidos de 2013 em diante já possuem a biometria registrada, o que corresponde a pouco mais de 11% do total.

Para saber se o título já possui a biometria registrada, basta verificar, no canto superior direito do documento, se há a inscrição “Identificação Biométrica”.

O Cartório Eleitoral de Sananduva atende de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h, na Avenida Fiorentino Bacchi, 1025.

Por:

Belchyor Teston

Correspondente de Ibiaçá

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
44.099.341 de acessos desde 2009