Hospital Santo Antônio adere à mobilização pela saúde no Estado
SAÚDE
1.1K

Hospital Santo Antônio adere à mobilização pela saúde no Estado

Mobilização aconteceu terça-feira em Passo Fundo.

25/08/2016 08:14
Atualizado: 25/08/2016 08:16
Compartilhar
        


A manhã de terça-feira, 23 de agosto, foi de manifestação em defesa das Santas Casas, Hospitais Filantrópicos e saúde pública. O Hospital Santo Antônio de Tapejara participou do ato realizado em frente a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além dos hospitais da região, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, trabalhadores rurais e entidades participaram da mobilização promovida pela FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo foi chamar a atenção sobre os problemas enfrentados pelos hospitais filantrópicos e santas casas, e também sobre o desequilíbrio financeiro causado pela defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde. Segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, as instituições de saúde do Estado acumulam dívidas de R$ 1,4 bilhão. As 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos são responsáveis por 70% dos atendimentos pelo SUS no Rio Grande do Sul.

O diretor administrativo do Hospital Santo Antônio de Tapejara, Ildo Costella, participou do ato acompanhado de colaboradores e representante da diretoria da instituição. Em pronunciamento destacou que no Hospital de Tapejara não foram necessárias até o momento medidas como parcelamento de salários e redução nos atendimentos, mas que está inserido nesta realidade onde os investimentos em saúde pública são escassos. “Esta mobilização é de extrema importância no enfrentamento dos problemas de ordem hospitalar. O intuito é de que os repasses sejam regularizados por parte do Governo do Estado, permitindo que os programas existentes continuem sendo executados”, destacou o diretor.

Outros 12 pontos do Estado também fizeram suas manifestações que culminaram com a entrega de um documento que retrata a apreensão da FETAG com o descaso das autoridades à saúde.




Notícias Relacionadas