Quase metade dos municípios gaúchos adotará voto biométrico nas eleições de 2016
ELEIÇÕES
897

Quase metade dos municípios gaúchos adotará voto biométrico nas eleições de 2016

02/05/2015 16:16
Compartilhar
        


O Rio Grande do Sul deverá ter 224 dos 497 municípios aptos a registrar voto biométrico de todo o eleitorado, no pleito de 2016. Hoje são 137 unidades aptas a receber a escolha do eleitor por meio da digital.

De acordo com o diretor-geral do TRE, Porto Alegre deve ficar no último ciclo de cadastramento. Antônio Augusto Portinho da Cunha explicou que, em função do número de eleitores, há necessidade de mais equipamentos e servidores para o cadastro. A Capital deve entrar no planejamento do Tribunal, que prevê iniciar o registro biométrico de novos eleitores em todas as cidades do Estado, a partir do próximo semestre. A meta também é fazer com que esses votantes tenham opção biométrica já em 2016.

O recadastramento, neste ano, vai se iniciar no dia 11, em 12 municípios gaúchos, como Boqueirão do Leão, Espumoso, Pinhal, Erval Seco e Barracão. O cronograma, divulgado nesta quinta-feira pelo TSE, segue até dezembro, mas com a inclusão de Caxias do Sul e outras três grandes cidades vai se estender até março de 2016.

Todos os eleitores desses 80 municípios terão de fazer a revisão biométrica. Quem não comparecer aos cartórios para realizar o procedimento fica sujeito a ter o título cancelado. Apesar de mais demorado do que o comum, o voto biométrico é, por outro lado, visto como mais seguro.

Fonte: Correio do Povo




Notícias Relacionadas