Ministério da Educação adia início das aulas dos cursos do Pronatec
EDUCAÇÃO
291

Ministério da Educação adia início das aulas dos cursos do Pronatec

Órgão disse que aguarda aprovação do orçamento

04/03/2015 14:16
Compartilhar
        


Com problemas no orçamento, o Ministério da Educação (MEC) adiou o início das aulas dos novos cursos técnicos do Pronatec. As atividades estavam previstas para iniciar dia 7 de maio, mas foram adiadas para 17 de junho.

A Rádio Gaúcha entrou em contato com a assessoria do Ministério da Educação, que negou que os estudantes serão prejudicados com a mudança. O MEC ainda aguarda a aprovação do orçamento deste ano para regularizar o programa.

Desde o fim do ano passado, o programa enfrenta dificuldades orçamentárias. Instituições privadas reclamam do atraso nos repasses para custear os cursos. O MEC disse que foi feito um pagamento em fevereiro de R$ 119 milhões, mas a situação ainda não foi regularizada.

"A previsão do MEC é de liberar o próximo pagamento em março e nos meses subsequentes", afirmou o órgão.

No começo desta semana, as instituições de ensino saberiam o total de vagas que poderiam oferecer pelo Pronatec. Mas foram surpreendidas por a portaria do Ministério da Educação adiando o cronograma do programa.

De acordo com o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Estado (Sinepe-RS), Bruno Eizerik, a insegurança quanto ao programa pode levar algumas instituições a desistir de oferecer vagas por meio do Pronatec.

"As instituições ainda não receberam valores de 2014, temos meses em aberto que precisam ser pagos. E agora essa questão dos novos cursos. Se programa, se lança edital, se organiza, se investe em estrutura e o governo federal simplesmente resolve que vai prorrogar todo o processo", disse Eizerik.

Fonte: Rádio Gaúcha




Notícias Relacionadas