IPE promete reajustar repasses a hospitais filantrópicos até o fim do ano
SAÚDE
172

IPE promete reajustar repasses a hospitais filantrópicos até o fim do ano

Órgão tenta evitar suspensão de atendimento

23/09/2014 06:27
Compartilhar
        


A direção do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE) prometeu repassar as diferenças de faturamento à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul até o final deste ano. Desde 2010, os repasses não são feitos. Atualmente, o prejuízo seria de R$ 120 milhões.

"Esse é um sistema de informática que não tínhamos. Agora os hospitais poderão solicitar eletrônicamente o recálculo de notas. Pretendemos que isso vire rotina", garante o presidente do IPE, Valter Morigi.

Já o presidente da Federação, Julio Matos destaca a importância do pagamento, em razão das dificuldades econômicas e financeiras dos hospitais. O acordo foi firmado em reunião na tarde desta segunda-feira. Até o fim do ano, o órgão prometeu, ainda, migrar da tabela própria de procedimentos médicos para a da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPN), que define valores e modo de processamento.

Outros pontos reivindicados pela Federação ainda serão tratados em outra reunião nesta quinta-feira, às 14h. Uma das questões que ainda não foi acordada é a dos repasses para medicamentos de uso restrito utilizados pelos pacientes durante o período de internação. Segundo a Federação, há um congelamento de três anos na tabela de valores dos medicamentos. Outra reivindicação da categoria, o reajuste de diárias e taxas, que foi feito pela última vez 2011, deve voltar a ser tratado somente no ano que vem.

Até agora, 71 hospitais acenaram com a suspensão dos atendimentos pelo plano. Uma nova assembleia da categoria para tomar a decisão ocorre no dia primeiro de outubro.

fonte:

Rádio Gaúcha




Notícias Relacionadas