Preço da erva-mate provoca queda no consumo do chimarrão no RS
ECONOMIA
443

Preço da erva-mate provoca queda no consumo do chimarrão no RS

Valor médio dobrou nos últimos dois anos

22/09/2014 05:54
Compartilhar
        


No dia 20 de Setembro, um dado mostra o impacto da alta no preço da erva-mate no consumo do chimarrão no Rio Grande do Sul.

Nos últimos dois anos, o valor médio do produto dobrou e está mais alto que o do café. Como consequência, as vendas em 2014 caíram 20%.

Apesar da queda, dificilmente um gaúcho que costuma tomar chimarrão abandona o hábito. A baixa, segundo as indústrias, se deve ao fenômeno chamado de "redução de cuias". Enquanto antes muitos utilizavam cuias grandes, agora a preferência é por modelos menores em que, com menos de 100 gramas de erva, é possível preparar a bebida.

"Não dá pra ficar sem chimarrão. Então a gente optou por diminuir o tamanho da cuia, em função do preço", explica a decoradora Márcia Radai, de Lajeado, no Vale do Taquari, onde o custo médio da erva-mate é de cerca de R$ 15 por quilo.

O empresário Luiz Dorneles Valério explica que, para tentar superar a baixa nas vendas, a ervateira da qual é proprietário em Arvorezinha envia parte da produção para gaúchos que moram em outros estados, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. "É o jeito que a gente achou para diminuir os prejuízos", comentou.

A baixa no consumo faz com que as ervateiras comprem menos matéria-prima. Na lavoura do produtor rural Leonardo Paludo, o prejuízo deve chegar a 30% neste ano. "Se o consumo tivesse ficado estável como estava ano passado, estaríamos com esta erva que estamos olhando aqui lá na ervateira, já sendo beneficiada", declarou, cercado pelos ervais de sua fazenda.

Fonte:

G1/RS




Notícias Relacionadas