Com entrada de ar polar, RS tem 30% de chance de neve, diz Inmet
CLIMA
673

Com entrada de ar polar, RS tem 30% de chance de neve, diz Inmet

24/07/2014 13:47
Atualizado: 24/07/2014 13:48
Compartilhar
        


O Rio Grande do Sul poderá registrar neve entre a noite de quinta-feira (24) e a madrugada de sexta-feira (25), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por conta da umidade que está sob o estado e do frio intenso que vai chegar, a chance é de 30%.

As pequenas chances de neve são para as regiões dos Campos de Cima da Serra, nas cidades de Bom Jesus, Vacaria, Canguçu e São José dos Ausentes. Além disso, pode nevar também em Caxias do Sul. A previsão é de que faça 1°C nessas cidades.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a neve é uma combinação de dois fatores. "Em alguns casos a onda de frio avança muito rapidamente e encontra a chuva, então cai a neve", explicou ao G1. Oliveira diz que o mais comum é que após a instabilidade, o tempo abra e a temperatura caia, por isso a geada acontece com mais frequência no Rio Grande do Sul do que a neve.

De acordo com Oliveira, se nevar, vai ser pouco. "Não vai ser comparado com o ano passado em que tivemos bastante neve no Sul do Brasil. Na sexta, a maior chance de neve é para Santa Catarina, onde tem 60% de chance de acontecer o fenômeno", explicou.

O fim de semana também será bastante gelado. A previsão é de formação de geadas e temperaturas negativas, em muitos municípios da serra. O Inmet informa, ainda, que pode ser o período com mais frio na Região Sul do país.

No ano passado, a neve caiu na Serra do estado no final de julho e em agosto. O fenômeno foi visto por muitos turistas que visitavam o local durante as férias. Em 2012, o Rio Grande do Sul registrou neve em plena primavera. No dia 26 de setembro, o fenômeno foi relatado por moradores de três cidades: Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

Fonte: G1/RS




Notícias Relacionadas