18 maro 2014 | 16h37
  2.9K
Compartilhar      
Vídeo flagra ocorrência de tornado em São Gabriel, diz meteorologia

Gravado durante uma pescaria por um morador de São Gabriel, um vídeo revela a formação de um tornado nesta semana no município da região central do Rio Grande do Sul. O fenômeno, registrado no último domingo (16), é considerado comum para o estado, apontado pela meteorologia como uma das regiões com maior número de casos do gênero no mundo.

“Não é um fenômeno que se vê todo dia, mas costuma acontecer, quando ha formação de um ciclone extratropical no continente”, explicou a técnica em meteorologia da Somar Patrícia Vieira, após assistir as imagens. Segundo o autor do vídeo, Vilmar Mallet Machado, de 62 anos, as cenas foram captadas a uma distância de aproximadamente 5 km do local onde ele estava.

“É a região que mais tem ocorrência na América Latina, e a segundo maior área de tornados do mundo. Só perde para meio-oeste dos Estados Unidos, onde a frequência é maior. No Rio Grande do Sul, há uma média aproximada de uma ocorrência a cada seis meses”, detalhou Patrícia.

Conforme a meteorologia, em alguns casos o fenômeno ocorre sobre a água, sendo chamado de “tromba d’água”, mas sem perder a nomenclatura de “tornado”. “As imagens não deixam claro se foi sobre ou continente ou a água, mas definitivamente é um tornado. O funil precisa sair da nuvem e tocar o chão e sugá-lo. Há uma ligação de nuvem e solo. É o caso de São Gabriel”, disse a técnica.

Ao contrário de um furacão, que acontece no mar e pode seguir atuando durante mais de duas semanas, os tornados tem durabilidade média de 15 minutos. “Quando ele toca o solo pode provocar destruição. Costuma ser muito violento. Sempre ocorreram mas no passado não havia internet”, destacou. Na ocorrência de São Gabriel, não houve relatos de destruição.

Fonte: G1/RS

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
44.107.689 de acessos desde 2009